Os 6 direitos de aprendizagem da BNCC

• 27 Maio 2022
  • Coordenação Pedagógica

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tem como proposta, 06 Direitos de Aprendizagem, que foram elaborados a partir de valores éticos, políticos e estéticos, representando os direitos de todas as crianças que fazem parte de uma Educação Infantil, e a maneira como elas aprendem.

Os professores devem se guiar por esses direitos para elaboração do seu planejamento escolar.

Veja a seguir os 06 Direitos de Aprendizagem:

• Conviver - As crianças têm o direito de conviver com outros indivíduos, usando diferentes linguagens e aumentando o conhecimento;
  • Brincar - Elas têm o direito de brincar diariamente, em diferentes formas e espaços, ampliando as produções culturais;
  • Participar - Toda a criança tem o direito de participar com adultos e outras crianças, na realização de atividades familiares e escolares;
  • Explorar - Elas devem explorar todos os movimentos, desde gestos, sons, formas cores, palavras, entre outros, ampliando assim os seus saberes sobre a cultura;
  • Expressar - Todas as crianças têm o direito de expressarem as suas emoções e necessidades em qualquer patamar;
  • Conhecer-se - Elas devem construir a sua identidade pessoal, social e cultura.

Como desenvolver esses direitos no ambiente escolar?

Esses 06 direitos devem guiar todos em uma instituição de Educação Infantil, e fazer uso deles para que as crianças possam se desenvolver.

Eles podem ser explorados através de brincadeiras, interações, e contamentos de histórias para que as crianças conheçam um novo universo da leitura, da imaginação, e da interpretação. Utilizando conversas sobre um determinado assunto como uma leitura, por exemplo, com momentos de danças e músicas, para que elas possam se expressar através dos movimentos e gestos.

Não tem uma regra específica para cumprir esses direitos, mas através das atividades que o professor possa fazer, eles serão garantidos, pensando nos campos que estruturam as formas de interação dentro da escola.

Gostou do post? Que tal compartilhar nas suas redes sociais para que outras pessoas saibam sobre os direitos de aprendizagem das crianças?