BNCC na Educação Infantil

• 21 Maio 2022
  • Coordenação Pedagógica

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento que determina o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica, ou seja, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, tendo assegurados os seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o PNE (Plano Nacional de Educação).

Ele está orientado pelos princípios éticos e políticos que visam à formação humana integral e à construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva, conforme à DCN (Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica).

BNCC na Educação Infantil

Na Educação Infantil, é classificada crianças de 0 a 5, sendo obrigatória para crianças de 4 a 5 anos. Incluindo ela na BNCC, foi dado um passo muito importante.

Na maioria das vezes, a entrada dessas crianças na creche ou pré-escola significa a separação delas com os pais, para começarem a conviver com a sociedade.

O acolhimento dessas crianças se baseia em educar e cuidar, ou seja, tanto a creche como a pré-escola tentam juntar os conhecimentos da criança construídos no ambiente familiar, com as propostas pedagógicas, ampliando assim o universo delas e consolidando novas aprendizagens

Para isso, precisa que seja feito um compartilhamento de informações e responsabilidades referente a essas crianças, para que ambos possam fazer com que elas cresçam de uma maneira mais saudável, adquirindo os conhecimentos necessários para isso.

Através de brincadeiras e interações, as crianças vão criando experiências, e possibilitando o desenvolvimento e a socialização.

O trabalho do educador ou professor é refletir, organizar, planejar e monitorar todas as atividades e interações das crianças, para que o desenvolvimento delas seja feito de uma maneira que a tornem uma pessoa melhor.

É através de tudo que aprendem na escola e com os pais, que ela irá formando o seu caráter. Por isso, é preciso fazer tudo com muito carinho e afinco, que serão colhidos bons frutos.

Gostou do post? Que tal compartilhar nas suas redes sociais para que outras pessoas saibam sobre o BNCC na Educação Infantil?